Bibliografia


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Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
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[D]

O Infantário Meninos Rabinos, enquanto agente participativo no processo educativo, considera que a divulgação de obras literárias importantes, sobre a educação infantil, é uma das suas funções.

Assim, nesta página, encontram-se várias referências bibliográficas que consideramos importantes, bem como pequenos resumos aos olhos das nossas Educadoras, para que se compreenda melhor quais os assuntos abordados.

Capa de "101 Jogos Musicais"[D]

- 101 Jogos Musicais - STORMS, Jerry

[Resumo de 101 Jogos Musicais]

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Capa de "A arte de viver em paz – Manual de educação para uma cultura de paz"[D]

- A arte de viver em paz – Manual de educação para uma cultura de paz - UNESCO PUBLISHING

[Resumo de A arte de viver em paz – Manual de educação para uma cultura de paz]

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Capa de "Um Bebé, Um Nome, Uma História"[D]

- Um Bebé, Um Nome, Uma História

[Resumo de Um Bebé, Um Nome, Uma História]

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Capa de "DIGA NÃO AOS SEUS FILHOS - Crianças Felizes e Saudáveis"[D]

- DIGA NÃO AOS SEUS FILHOS - Crianças Felizes e Saudáveis - ROSEMOND, John

[Resumo de DIGA NÃO AOS SEUS FILHOS  Crianças Felizes e Saudáveis]

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Capa de "O ambiente alerta total"[D]

- O ambiente alerta total - NICOLA, Barber

[Resumo de O Ambiente alerta total]

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Capa de "Educar Para o Optimismo"[D]

- Educar para o Optimismo - PERLOIRO, Maria de Fátima; MARUJO, Helena Águeda e NETO, Luís Miguel

[Resumo de Educar para o Optimismo]

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Capa de "A Inteligência da Criança"[D]

- A Inteligência da Criança - LIEURY, Alain

[Resumo de A Inteligência da Criança]

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Capa de "Educar Com os Pais"[D]

- Educar com os Pais - MARQUES, Ramiro

[Resumo de Educar com os Pais]

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Capa de "O desenvolvimento da criança - 1 ano"[D]

- O desenvolvimento da criança – 1 ano - DIEKMEVER, Ulrich

[Resumo de O desenvolvimento da criança - 1 ano]

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Capa de "O desenvolvimento da criança - 2 anos"[D]

- O desenvolvimento da criança – 2 anos - DIEKMEVER, Ulrich

[Resumo de O desenvolvimento da criança - 2 anos]

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Capa de "O desenvolvimento da criança - 3 anos"[D]

- O desenvolvimento da criança – 3 anos - DIEKMEVER, Ulrich

[Resumo de O desenvolvimento da criança - 3 anos]

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Capa de "As novas crianças do século XXI: Necessidades emergentes"[D]

- As novas crianças do século XXI: Necessidades emergentes

[Resumo de As novas crianças do século XXI: Necessidades emergentes]

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Capa de "Técnicas e Jogos Cooperativos para Todas as Idades"[D]

- Técnicas e Jogos Cooperativos para Todas as Idades - JARES, Xerus R.

[Resumo de Técnicas e Jogos Cooperativos para Todas as Idades]

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Capa de "Desenvolvimento de Competências Linguísticas em Jardim-de-Infância"[D]

- Desenvolvimento de Competências Linguísticas em Jardim-de-Infância - LOPES, João Arménio Lamego; RUSSO, Alexandra Isabel Rodrigues; BARATA, Ana Filomena Guerreirinho Reis; DIAS, João Luís Madeira; MORAIS, Maria Graça Araujo Miguéis;, DAMIÃO, Maria Francisca Eva Ferreira,...

[Resumo de Desenvolvimento de Competências Linguísticas em Jardim-de-Infância]

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Capa de "100 Jogos Musicais"[D]

- 100 Jogos Musicais - PANTA RHEI UITGEVERIJ

[Resumo de 100 Jogos Musicais]

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Capa de "O Desenvolvimento Psicológico Da Criança"[D]

- O Desenvolvimento Psicológico Da Criança - BOECK WESMAEL SA

[Resumo de O Desenvolvimento Psicológico da Criança]

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Capa de "O Desenvolvimento da Criança no Dia-a-Dia"[D]

- O Desenvolvimento da Criança no Dia-a-Dia - FERLAND, Francine

[Resumo de O Desenvolvimento da Criança no Dia-a-Dia]

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Capa de "Cuidados com o Desenvolvimento Psicomotor e Emocional da Criança - Do Nascimento a Três Anos de Idade"[D]

- Cuidados com o Desenvolvimento Psicomotor e Emocional da Criança - Do Nascimento a Três Anos de Idade - BRÊTAS, José Robert da Silva

[Resumo de Cuidados com o Desenvolvimento Psicomotor e Emocional da Criança]

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Capa de 'Educar a criança'[D]

- Educar a criança - HOHMANN, Mary; WEIKART, David P. (1997)

[Resumo de Educar a criança]

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Capa de 'Educação de bebés em infantários'[D]

- Educação de bebés em infantários - POST, Jacalyn; HOHMANN, Mary (2003)

[Resumo de Educação de bebés em infantários]

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Capa de 'A Criança em Acção'[D]

- A criança em acção - HOHMANN, Mary; BANET, Bernard; WEIKART, David P. (1979)

[Resumo de A criança em acção]

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Capa de 'Aprendizagem activa'[D]

- Aprendizagem activa - BRICKMAN, Nancy Altman; TAYLOR, Lynn Spencer (1991)

[Resumo de Aprendizagem activa]

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Capa de 'A criança dos 3 aos 6 anos'[D]

- A criança dos 3 aos 6 anos - BRAZELTON, T. Berry; SPARROW Joshua D. (2003)

[Resumo de A criança dos 3 aos 6 anos]

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 Capa de 'Ao redor da mesa grande'[D]

- Ao redor da mesa grande - VASCONCELOS, Teresa Maria Sena (1997)

[Resumo de Ao redor da mesa grande]

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Capa de 'Orientações Curriculares para a Educação'[D]

- Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar - SILVIA, M. Isabel, (1997)

[Resumo de Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar]

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Capa de 'Orientações Curriculares para a Educação'[D]

- Qualidade e Projecto na Educação Pré-Escolar - VASCONCELOS, Teresa; SILVA, M. Isabel; RUIVO, Joaquim; KATZ, Lilian, (1998)

[Resumo de Qualidade e Projecto na Educação Pré-Escolar]

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Capa de 'A Teoria de Piaget e a Educação Pré-scolar'[D]

- A Teoria de Piaget e a Educação Pré-Escolar - KAMII, Constance, (1900)

[Resumo de A Teoria de Piaget e a Educação Pré-Escolar]

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Na eventualidade de alguma editora não considerar importante a publicidade às obras literárias, poder-nos-ão informar (e-mail) que as mesmas serão retiradas de imediato.

 

 

 

 

 

Resumos

 

Capa de "101 Jogos Musicais"[D]

STORMS, Jerry, 101 Jogos Musicais, Edições ASA.

A música é uma língua universal que as crianças falam naturalmente, as une e as ajuda a compreenderem-se entre si. Este livro dá a conhecer jogos baseados em músicas, canções e danças de diferentes culturas, seguindo a expansão do livro 100 jogos musicais que já vendeu mais de 200000 exemplares.
Muitos dos jogos deste livro exploram os fundamentos da música e facilitam o desenvolvimento musical. Com eles as crianças desenvolvem competências como canto espontâneo, reconhecimento de ritmos e estruturar sons – competências que as acompanharão ao longo da vida. Os jogos musicais propostos descontraem, entretêm e encorajam a criatividade infantil tanto nos aspectos de imaginação como de expressão, bastando para isso ter vontade de se divertir e descobrir a alegria de cooperar e interagir com os outros.

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Capa de "A arte de viver em paz – Manual de educação para uma cultura de paz"[D]

UNESCO PUBLISHING, A arte de viver em paz – Manual de educação para uma cultura de paz, Edições ASA.

A arte de viver em paz tem sido um método utilizado com sucesso, há mais de dez anos, em seminários de educação para a cultura da paz destinados a professores, formadores mas também a jovens em vários países do mundo.
Esta publicação pretende dar a conhecer os métodos e as práticas de prevenção e de resolução de conflitos.

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Capa de "Um Bebé, Um Nome, Uma História"[D]

Um Bebé, Um Nome, Uma História, Impala.

Atribuir um nome a um filho nem sempre é tarefa fácil, por mais que tenha já pensado no assunto ou por mais evidente que a escolha possa parecer. Além de algumas dicas com vista a um nome de sucesso e de informação legal acerca das regras a ter em conta, a presente edição reúne cerca de quinhentas sugestões de nomes próprios portugueses, indicando a origem e explicando o significado de cada um, bem como o tipo de carácter que normalmente surge associado ao nome em questão.

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Capa de "DIGA NÃO AOS SEUS FILHOS - Crianças Felizes e Saudáveis"[D]

ROSEMOND, John, DIGA NÃO AOS SEUS FILHOS - Crianças Felizes e Saudáveis, Gradiva.

Pai, marido, terapeuta e autor consagradíssimo, John Rosemond escreveu um guia simples que libertará os pais de sentimentos de culpa, da exaustão e da ira que minam as famílias, colocando tantas vezes os pais um contra o outro, impedindo-os de orientar as crianças na direcção de uma vida autónoma, responsável e feliz. Algumas regras: o casamento em primeiro lugar, em primeiro lugar a relação entre os pais. Não tenha medo de dizer não aos seus filhos. Tente dar-lhes tudo o que precisam, mas pouco do que simplesmente querem. Elimine os brinquedos em excesso. Responsabilize-os, atribuindo-lhes tarefas adequadas. Exija-lhes obediência. Encoraje a criatividade reduzindo, com firmeza, o tempo à frente do televisor.

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Capa de "O ambiente alerta total"[D]

NICOLA, Barber, O ambiente alerta total, Gradiva.

Este livro confronta-nos com exemplos da influência negativa que o homem tem exercido sobre o ambiente. Este guia pode constituir para os jovens, os professores, os pais e os cidadãos, uma óptima base de discussão dos problemas ambientais, e da sua complexidade, e uma preciosa ajuda para decidirmos ser «amigos do ambiente».

Em casa, na escola ou no círculo de amigos, poderemos reflectir sobre os  juízos de valor e estabelecer estratégias comuns de acção para recuperar, tornar mais saudável, mais belo, mais acolhedor, o planeta em que vivemos.

A informação é essencial para uma tomada consciente de decisões e uma actuação correcta sobre o ambiente!

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Capa de "Educar Para o Optimismo"[D]

PERLOIRO, Maria de Fáima; MARUJO, Helena Águeda e NETO, Luís Miguel, Educar para o Optimismo, Editorial Presença.

Dos autores da colecção «Ensinar e Aprender», um livro destinado a pais e educadores empenhados em dar lugar a uma geração caracterizada pela positividade, pelo êxito e pela alegria. Através da análise dos factores que envolvem a prática do optimismo e de todos os aspectos interiores ou exteriores que concorrem para a perturbar, os autores de «Educar para Optimismo» veiculam de uma forma clara e deculpabilizadora um conjunto de fórmulas educacionais capazes de promover a construção de uma vida feliz e positiva.

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Capa de "A Inteligência da Criança"[D]

LIEURY, Alain, A Inteligência da Criança, Editorial Presença.

O que é a inteligência? Como é que pode ser avaliada? Será a inteligência hereditária? Eis algumas das 40 perguntas a que Alain Lieury procura responder nesta obra, com um admirável rigor científico, analisando a origem e as experiências realizadas para provar a veracidade ou a falsidade de muitas das teorias desenvolvidas em torno da questão da inteligência, mas também com um magnífico sentido de humor que torna esta leitura a um tempo informativa e aprazível. A questão da inteligência e do QI cativa muitas pessoas, e muito em particular os pais, que se preocupam com o desenvolvimento da inteligência dos seus filhos e desejam compreender melhor os aspectos em que a sua acção pode influir mais directamente nesse desenvolvimento.

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Capa de "Educar Com os Pais"[D]

MARQUES, Ramiro, Educar com os Pais, Editorial Presença.

Pais e professores são agentes primordiais da acção educativa. Porém, nem sempre se verifica uma colaboração positiva entre uns e outros, capaz de favorecer o aproveitamento escolar dos alunos. Ao longo de 21 capítulos, o autor assinala problemas que se prendem com a falta de envolvimento por parte dos pais no percurso escolar dos filhos, oferecendo respostas e linhas de actuação a ter em conta pelos professores em questão relacionadas com os benefícios da colaboração, a participação dos pais em actividades escolares, o apoio educativo em casa, entre outras. O que leva alguns pais a não participar activamente na vida escolar dos filhos e o que pode ser feito para criar um ambiente de saudável cooperação entre pais, filhos e professores são portanto as grandes temáticas deste livro, que alia uma linguagem prática à sua componente didáctica.

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Capa de "O desenvolvimento da criança - 1 ano"[D]

DIEKMEVER, Ulrich, O desenvolvimento da criança – 1 ano, Editorial Presença.

Discorrendo sobre a ideia essencial de que um filho deve ser encarado desde o primeiro minuto de vida como um parceiro de personalidade autónoma ainda que dependente, a obra «O Desenvolvimento da Criança - 1 ano» insere-se numa colecção que pretende acompanhar o crescimento do bebé desde o nascimento até aos seis anos de idade. Ulrich Diekmeyer, um prestigiado psicopedagogo alemão veicula, antes de mais, os princípios básicos nos quais deve assentar uma boa formação física e psicológica, por forma a garantir a satisfação das necessidades e dos desejos dos mais pequenos. Esta obra procura desmistificar os principais problemas e dúvidas que preocupam os pais desde o momento do nascimento do bebé, esclarecendo as vantagens e desvantagens do parto em casa e do parto na maternidade, até à altura em que perfaz o primeiro ano de idade. Durante este percurso desenvolve questões que se relacionam como o corpo da criança, a alimentação, o meio ambiente, o envolvimento afectivo, o desenvolvimento físico, a aprendizagem e os direitos.

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Capa de "O desenvolvimento da criança - 2 anos"[D]

DIEKMEVER, Ulrich, O desenvolvimento da criança – 2 anos, Editorial Presença.

O segundo volume de uma colecção que acompanha o crescimento da criança desde o nascimento até aos seis anos. Desta vez e através de orientações simples e desdramatizadoras, a análise do comportamento do bebé até aos dois anos de idade, altura em que a marcha e a fala se revestem de especial importância.

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Capa de "O desenvolvimento da criança - 3 anos"[D]

DIEKMEVER, Ulrich, O desenvolvimento da criança – 3 anos, Editorial Presença.

Chegaram finalmente os três anos de idade! É agora que a criança adquire um maior sentido de independência, um mais notório domínio do corpo e da fala e uma mais evidente expressão dos estados de espírito, como a alegria, a tristeza, o aborrecimento, a raiva, etc. É por isso que as dúvidas e as inquietações dos pais aumentam. Ulrich Diekmeyer procura apaziguá-las numa obra que analisa as transformações fundamentais ocorridas durante este período da vida, sugerindo caminhos, criando alternativas e desculpabilizando pais preocupados.

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Capa de "As novas crianças do século XXI: Necessidades emergentes"[D]

As novas crianças do século XXI: Necessidades emergentes, Texto Editora.

Este livro é o resultado de uma vasta pesquisa realizada a nível mundial que dá conta da emergência de novas necessidades emergentes das crianças. Estas novas necessidades decorrem de mudanças abruptas na sociedade e do seu impacto na infância. Estas necessidades emergentes estão relacionadas com a violência de crianças sobre outras crianças, a obesidade infantil e a presença de outras doenças associadas ao consumo desenfreado, a adopção de estilos de vida globais, a utilização livre da Internet, o uso de telemóveis, a exploração sexual de crianças, a aplicação da Convenção dos Direitos da Criança, entre outros tantos assuntos. Este é um livro que interessa a todos os pais e a todos aqueles que trabalham com crianças e jovens, professores, educadores, profissionais de saúde, de justiça, de serviço social, etc. e que estão empenhados em compreender e ajudar as crianças e jovens a enfrentarem as suas necessidades emergentes.

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Capa de "Técnicas e Jogos Cooperativos para Todas as Idades"[D]

JARES, Xerus R., Técnicas e Jogos Cooperativos para Todas as Idades, Edições ASA.

Os jogos apresentados nesta obra têm como particularidade o facto de, ao contrário da maioria dos jogos, não enfatizarem a competição, mas a cooperação entre os jogadores, de forma a não haver nem vencidos nem vencedores: todos participam de igual forma e ninguém é excluído. Estes jogos e dinâmicas cooperativas foram utilizados com sucesso em situações diversas e com jogadores de diferentes idades a fim de criarem grupos unidos e coesos.
É portanto uma obra muito útil para professores de todos os níveis de ensino, assim como para formadores e orientadores de tempos livres, e indispensável para todos os contextos profissionais onde se pretenda promover a união e o espírito de grupo.

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Capa de "Desenvolvimento de Competências Linguísticas em Jardim-de-Infância"[D]

LOPES, João Arménio Lamego; RUSSO, Alexandra Isabel Rodrigues; BARATA, Ana Filomena Guerreirinho Reis; DIAS, João Luís Madeira; MORAIS, Maria Graça Araujo Miguéis;, DAMIÃO, Maria Francisca Eva Ferreira,... Desenvolvimento de Competências Linguísticas em Jardim-de-Infância, Edições ASA.

O Manual de Actividades de Desenvolvimento de Competências Linguísticas constitui um dos produtos de uma parceria envolvendo a Casa Pia de Lisboa e a Universidade do Minho, que teve início em 1998 e cujo objectivo fundamental era estruturar e implementar um programa de promoção de competências linguísticas em contexto de jardim-de-infância. De uma forma muito sucinta é possível dizer que o projecto de desenvolvimento de competências linguísticas em jardim-de-infância teve uma primeira fase de formação e sensibilização das educadoras para a importância da linguagem no desenvolvimento humano, seja nos seus aspectos mais globais – vocabulário, organização do discurso, desenvolvimento da motivação para a leitura, etc. – seja nos seus aspectos específicos – sensibilidade fonológica, análise e síntese fonológica, rima e ataque, etc. Esta fase repetiu-se no início de cada um dos 3 primeiros anos do projecto, dado que a rotação das educadoras a isso obrigava. A elaboração do Manual acaba por constituir uma consequência lógica do trabalho desenvolvido ao longo de cerca de seis anos e de alguma forma consagra o esforço e empenho de um considerável número de pessoas. Espera-se por isso que ele possa igualmente corresponder aos anseios das educadoras que pretendem trabalhar esta área de forma mais intencional mas que dificilmente encontram referências bibliográficas em língua portuguesa (indispensáveis quando se trata de actividades de linguagem).

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Capa de "100 Jogos Musicais"[D]

PANTA RHEI UITGEVERIJ, 100 Jogos Musicais, Edições ASA.

A obra é constituída por cem jogos destinados a serem usados em múltiplas situações educativas e/ou recreativas. Não exigindo habilitações especiais para os implementar, é um livro para todas as idades, embora as suas características lúdicas privilegiem as camadas infantis e juvenis.

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Capa de "O Desenvolvimento Psicológico Da Criança"[D]

BOECK WESMAEL SA, O Desenvolvimento Psicológico Da Criança, Edições ASA.

Procura seguir o desenvolvimento psicológico da criança desde o nascimento até ao início da adolescência. Os autores estudam a criança numa perspectiva genética desde a sua dimensão social à psicanalítica. Abundantemente ilustrada com exemplos concretos, pretende diminuir o fosso entre o livro clássico de psicologia da criança e a prática da observação. É uma base sólida para uma acção educativa reflectida.

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Capa de "O Desenvolvimento da Criança no Dia-a-Dia"[D]

FERLAND, Francine, O Desenvolvimento da Criança no Dia-a-Dia, Climepsi Editores.

Se quiséssemos rotular o filho do Homem enquanto infante, escolheríamos a sua mais natural e virtuosa competência – é um perito em rostos. Relacionamo-nos face a face, o lactente mama olhando o rosto da mãe, copulamos face a face. A comunicação facial sustenta e determina a relação humana. A dança, a música e o canto estimulam e harmonizam as relações interpessoais. Haverá coisa mais bela que o rosto de uma pessoa? E mais enigmática que um sorriso algo tenso? E mais atraente que um olhar doce e profundo?

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Capa de "Cuidados com o Desenvolvimento Psicomotor e Emocional da Criança - Do Nascimento a Três Anos de Idade"[D]

BRÊTAS, José Roberto da Silva, Cuidados com o Desenvolvimento Psicomotor e Emocional da Criança - Do Nascimento a Três Anos de Idade, Érica.

O conteúdo deste livro é apresentado de forma prática e fornece sustentação a profissionais da área da saúde para aplicar os conhecimentos, descritos com simplicidade. Agrega diferentes assuntos que convergem para uma finalidade comum, qual seja propiciar à criança um ambiente suficientemente bom e seguro para que ao final de um longo e intrincado processo torne-se um indivíduo saudável e adaptado ao seu meio.

Aborda o desenvolvimento humano e suas características, prevenção de distúrbios, aspectos importantes sobre a massagem em bebés, indicações sobre a segurança com o ambiente da criança e seus brinquedos, prevenção de acidentes e as estimulações para a criança hospitalizada.

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Capa de 'Educar a criança'[D]

HOHMANN, Mary; WEIKART, David P. (1997), Educar a criança, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

Educar as crianças em idade pré-escolar significa dar-lhes oportunidades para realizarem uma aprendizagem activa. As crianças em acção desenvolvem espírito de iniciativa, curiosidade, desembaraço e auto-confiança – características que lhes serão úteis ao longo de toda a vida”

-Educar a criança, 1997

Educar a criança é uma obra que aborda o movimento High/Scope, este movimento defende que a criança aprende e cresce através da acção, defende também que a criança e o adulto devem partilhar de vivências e experiências.

Na abordagem que a High/Scope propõe para a educação no início da infância os adultos e as crianças partilham o controlo. Reconhecemos que o poder para aprender reside na criança, o que justifica o foco nas práticas de aprendizagem vem de dentro, atingimos um balanço crítico na educação das crianças. O papel do adulto é apoiar e guiar as crianças através das aventuras e das experiências que integram a aprendizagem pela acção. Creio que é isto que faz com que o nosso programa tenha tão bons resultados.”

- David P. Weikart, 1995

Verifica-se que o desenvolvimento curricular é um processo complexo que requer um conhecimento acerca do crescimento e do desenvolvimento humano, uma experiência prática com as crianças e a compreensão dos seus interesses.

Esta obra evidencia o processo realizado pela fundação High/Scope, no que respeita ao desenvolvimento do seu Currículo Pré-Escolar, descreve também a origem da abordagem pré-escolar High/Scope, os seus princípios básicos e a sua eficácia para crianças, famílias e sociedade.

Os princípios básicos do currículo Pré-Escolar High/Scope que a obra aborda são:

                   - Interacção adulto-criança;

                   - Contexto de aprendizagem;

                   - Rotina diária;

                   - Avaliação.

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Capa de 'Educação de bebés em infantários'[D]

POST, Jacalyn; HOHMANN, Mary (2003), Educação de bebés em infantários, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

Esta obra Educação de bebés em infantários aborda o movimento High/Scope, onde este defende que para bebés e crianças pequenas, os carinhos, os cuidados e as primeiras aprendizagens desenvolvem-se através da aprendizagem activa por parte da criança e das relações de confiança com os que lhe prestam cuidados.

O movimento High/Scope diz ainda que o apoio para esta realidade é dado pelo trabalho em equipa dos adultos responsáveis pela educação, num ambiente envolvente com programas e rotinas centradas na criança.

“Na abordagem High/Scope as crianças constroem uma compreensão própria do mundo através do envolvimento activo com pessoas, materiais e ideias. Este princípio tem como base as teorias construtivistas de Piaget e de outros psicólogos do desenvolvimento. Esta abordagem sugere que todas as crianças – quer sejam bebés ou crianças em idade pré-escolar ou do ensino primário; crianças com… dificuldades de aprendizagem ou inteligência acima da média – aprendem activamente. Adquirem conhecimento experimentando activamente o mundo à sua volta – escolhendo, explorando, manipulando, praticando, transformando, fazendo experiências. Amplitude e a profundidade da compreensão que a criança tem do mundo está em constante mudança e expande-se como resultado das suas interacções do dia-a-dia…”

- Amy Powell, 1991

Esta obra faz evidencia a história da abordagem High/Scope nos primeiros anos de vida, e descreve os princípios orientadores da abordagem a bebés e crianças do High/Scope, sendo eles:

                   - Aprendizagem Activa;

                   - Interacção Adulto–Criança;

                   - Ambiente Físico;

                   - Horários e Rotinas;

                   - Observação da Criança.

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Capa de 'A Criança em Acção'[D]

HOHMANN, Mary; BANET, Bernard; WEIKART, David P. (1979), A criança em acção, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

A criança em acção é uma obra que serve como modelo útil de orientação para a Educação de Infância.

O objectivo desta obra é produzir um guia educativo válido sob o ponto de vista do desenvolvimento.

A evolução do ser humano não produz, como é evidente, resultados uniformes, previsíveis. Todo o indivíduo apresenta características específicas desde o nascimento, características que progressivamente se diferenciam para formar personalidades únicas.

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Capa de 'Aprendizagem activa'[D]

BRICKMAN, Nancy Altman; TAYLOR, Lynn Spencer (1991), Aprendizagem activa, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

Esta obra tem como objectivo levar informações a quem se encontra no ramo de educação de infância. Essas informações dizem respeito ao Currículo High/Scope para infantários e jardins-de-infância. Os tópicos que são abordados nesta obra incluem estratégias para o trabalho com crianças, sugestões para a concepção do ambiente físico e as rotinas diárias de forma a promover a aprendizagem, ideias para trabalho de equipa e para o desenvolvimento do pessoal educativo. Esta informação destina-se tanto aos que já estão familiarizados com a abordagem High/Scope como aqueles que procuram conhecimentos introdutórios.

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Capa de 'A criança dos 3 aos 6 anos'[D]

BRAZELTON, T. Berry; SPARROW Joshua D. (2003), A criança dos 3 aos 6 anos, Lisboa, Editorial Presença.

A criança dos três aos seis anos é uma obra que aborda a teoria dos “Pontos de Referência”, mostrando aos pais como a devem aplicar nas crianças dos três aos seis anos de idade. O professor T. Berry Brazelton (pediatra de renome mundial, é professor na Escola de Medicina de Harvard) juntamente com o seu colega, o Dr. Joshua D. Sparrow, interpretam, com grande profissionalismo e sentido de humor, os desejos, os medos, os sonhos e os triunfos desta idade mágica, bem como os pontos de vista dos pais.

Esta é uma obra que está dividida em duas partes temáticas. Na primeira, esboça-se no perfil de quatro crianças “imaginárias” com idades compreendidas entre os três e os seis anos de idade. Através delas, os autores demonstram como se devem reconhecer os previsíveis “Pontos de Referência”, ao mesmo tempo que ajudam os pais a lidar, com mais sensibilidade e empatia, com as questões comportamentais, informando-os acerca do desenvolvimento intelectual e emocional dos seus filhos.

A segunda parte está dividida por tópicos, que destina-se a ajudar as famílias a encontrarem as suas respostas e a evitar que fiquem presas a padrões destrutivos.

Esta obra é fundamental para todos os pais que querem integrar os seus filhos num mundo cada vez mais complexo.

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 Capa de 'Ao redor da mesa grande'[D]

VASCONCELOS, Teresa Maria Sena (1997), Ao redor da mesa grande, Porto, Porto Editora.

Ao Redor da Mesa Grande é um livro que apresenta um estudo da prática educativa de Ana, uma educadora de infância a exercer funções num jardim-de-infância da rede pública de educação pré-escolar. A prática educativa de Ana baseia-se no Movimento da Escola Moderna (MEM), mas transcende-o.

Esta obra demonstra que o estudo de Ana, vai construindo, dia após dia, em redor da Mesa Grande, uma comunidade participativa de crianças que discutem, conversam, resolvem problemas, aprendem práticas de cidadania e, devido ao espírito criado no grupo, se desenvolvem sob o ponto de vista humano, social e intelectual.

Desta prática educativa de Ana emerge um currículo que é fenomenológico, construtivista, policentrado, social e intelectual orientado, profundamente contextualizado.

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Capa de 'Orientações Curriculares para a Educação'[D]

SILVIA, M. Isabel, (1997), Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Lisboa, Ministério da Educação.

As Orientações Curriculares constituem uma referência comum para todos os educadores da Rede Nacional de Educação Pré-Escolar e destinam-se à organização da componente educativa. Que serão “Pontos de Apoio” para a prática pedagógica dos educadores de infância, e para uma educação pré-escolar enquanto primeira etapa da educação básica.

As Orientações Curriculares são uma obra que constitui um conjunto de princípios que servem para apoiar os educadores nas suas decisões sobre a sua prática pedagógica, ou seja, para conduzir o processo educativo a desenvolver com as crianças.

É também uma obra que pretende contribuir para que a educação pré-escolar de qualidade se torne motor de cidadania, alicerce de uma vida social, emocional e intelectual, que seja um todo integrado e dinâmico para todas as crianças portuguesas e não apenas para algumas.

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Capa de 'Orientações Curriculares para a Educação'[D]

VASCONCELOS, Teresa; SILVA, M. Isabel; RUIVO, Joaquim; KATZ, Lilian, (1998), Qualidade e Projecto na Educação Pré- Escolar, Lisboa, Ministério da Educação.

A Qualidade e Projecto na Educação Pré-Escolar é uma obra que publica e reúne os estudos desenvolvidos por diferentes autores, no âmbito da educação pré-escolar: Cinco perspectivas sobre qualidade; O que é a qualidade em educação pré-escolar?; Projectos em educação pré-escolar e projecto educativo de estabelecimento; Das perplexidades em torno de um hamster ao processo de pesquisa.

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Capa de 'A Teoria de Piaget e a Educação Pré-scolar'[D]

KAMII, Constance, (1900), A Teoria de Piaget e a Educação Pré-Escolar, Lisboa, Instituto Piaget.

A Teoria de Piaget e a Educação Pré-Escolar é uma obra que destina-se a quem necessita conhecer e estudar o desenvolvimento da criança, a teoria é útil para responder às questões de fundo: “Como pensa a criança?”, “Como pensa nos diferentes estádios?”.

Piaget sendo epistemólogo interessou-se pela epistemologia, onde colocou algumas questões “O que é o conhecimento?” e “Como é que aprendemos?”. Este estudou então o desenvolvimento da criança para chegar a uma resposta às suas questões epistemológicas sobre a natureza do conhecimento dos adultos e sobre a história geral do conhecimento humano.

Este é um livro que está direccionado para aqueles que se preocupam com a educação. As ideias transmitidas serão tratadas em função da orientação epistemológica do pensamento de Piaget, da sua perspectiva biológica e do seu construtivismo.

Esta é uma obra indispensável para orientadores de educação pré-escolar.

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